Este é o nosso objectivo!

O desafio partiu de uma necessidade do Laboratório de Física da Escola Superior de Tecnologia de Viseu (ESTV). Construir uma plataforma rotativa, que juntamente com uma roda de bicicleta e uma pessoa demonstrasse a teoria da Física conhecida como “Conservação do Momento Angular”. O Prof. Gabriel Afonso, juntamente com os alunos do 1º ano discentes da cadeira de “Introdução à Engenharia” dos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia e Gestão Industrial aceitou-o e todos colocaram mãos à obra. Este blog, pretende ser um fiel relator de todo um processo, que colmatará na apresentação da solução encontrada, à comunidade académica da ESTV, no próximo dia 14 de Dezembro pelas 18:00 horas, no Auditório da ESTV. Nele, irão encontrar a descrição das actividades efectuadas (desenho de peças, respectiva maquinagem, a montagem final e os seus ensaios), tudo devidamente acompanhado por fotografias dos alunos participantes no projecto. Existirá também, uma leve abordagem teórica à conservação do momento angular, onde explicaremos (de forma simples), os principais conceitos da lei da física que pretendemos agora demonstrar. Queremos, e esperamos, que este espaço ajude ao entendimento desta matéria, e que honre o trabalho efectuado por todos alunos envolvidos.
A comissão de divulgação

15 comentários:

Anónimo disse...

Em resposta a este senhor, aqui fica uma sugestão. Visite as instalações da escola que tanto menospresa e se de facto elas corresponderem à realidade, nesse caso terei de me render ao seu comentário. Porque não é de todo necessário frequentar a faculdade XPTO para demosntrar os "nobres" conhecimentos que se possuem. Mais, como um cidadão Viseense..comentários como os seus não o enaltecem, muito pelo contrário...ao tentar rebaixar os seus colegas, está necessáriamente a rebaixar-se a si.Só para acabar, deixe-me dizer-lhe uma coisa. Deus, fez o homem...com duas orelhas e uma boca, para que ouvisse o dobro do que fala..penso que fui bem claro, e se de facto se considera uma pessoa superior..talvez nestas palavras encontre a justificação de uma atitude menos racional. Humildade, procura-se meu caro.Infelizmente vivemos num mundo de mentecaptos e inergumenos..de pessoas que se julgam superiores..e não me peça exemplos, pois em Viseu isso é por demais evidente...Uma palavra, aos Discentes e Docentes...continuação de um optimo trabalho. Parabéns ao grupo de Introdução à Engenharia..e na intenção de uma palavras de animo e coragens..Espero um dia encontrar-vos a todos, um dia, como meus colegas de trabalho.

Pedro Barros disse...

já visitei (labs. de mecânica inclusivé)

mantenho o comentário

por ser de Viseu não perco o espírito crítico qd falo de algo relacionado com a "minha" cidade, que tanto gosto

já agora uma nota: vocês não vão demonstrar porra nenhuma, não me alongarei, mas recomendo, por exemplo, "o que é uma lei física" de r. feynman

se quiser continuar a discussão tenho mt gosto, mas peço-lhe que utilize argumentos e não insultos; eu apenas procurei provocar um pouco, acho que me percebeu mal; em todo o caso não desço ao seu nível caro anonymous

Pedro Barros disse...

estruturado=pedro barros

Anónimo disse...

Em relação ao Senhor Pedro Barros, a sua atitude sugere o comportamento de um recém (empossado)engenheiro (se tal título lhe for atribuido, ou se de tal título, ele se fizer portador). Concordo plenamente com o juízo de valor demonstrado pelo senhor anonymous (que embora não concorde com o seu anonimato,mas disse ele se poderá defender). E antes de mais mediatismos por uma ou outra parte, sugeria ao Sr. Pedro a leitura de um código de ética profissional. Sugiro, eventualmente como presumível Engenheiro (entenda-se Engenheiro com a pessoa que exerce a Engenharia, não alguém que assuma o estatuto por uma licenciatura que possui) certamente estará a par deles, o da FEANI. Peço-lhe que reflita sobre cada um dos direitos e deveres do engenheiro.
Após ter tomado conhecimento acerca do programa de Introdução à Engenharia, certamente que se perguntar ao seu colegas..que embora partindo em desvantagem em relação a si(entenda-se como alunos do primeiro ano)...saibam claramente ao que me refiro..e concerteza lhe saberão responder a eventuais questões.

Anónimo disse...

Geralmente é assim: há os que fazem e os que dizem mal...
Mas deixemos o acessório e vamos ao importante:
Dou os meus parabéns a todo o grupo (eu incluído) e esperemos que a demonstração corra bem, ou seja, que este grupo consiga demonstrar que consegue dar uma boa resposta aos desafios que lhe são colocados. Independentemente do trabalho em causa (podia ser outro qualquer), o mais importante foi sentir a vontade e a capacidade de participação que os alunos têm demosntrado no decorrer deste projecto. Ainda bem que voltei para a escola. Boa sorte e até quinta feira.

Pedro Barros disse...

Declaração de interesse: não sou engenheiro, ainda, mas faço engenharia de projecto diariamente (terei muito prazer em mostrar o meu trabalho), pelo que já me considero um.


Caro Luís,


Infelizmente não conheço o código de ética que menciona, contudo tal não me desculpabiliza de uma eventual transgressão ética, o que, como argumentarei de seguida, não me parece que tenha sido o caso.

O meu primeiro comentário começa por VOTOS SINCEROS de bom trabalho para a árdua tarefa a que se propuseram estes alunos. De seguida coloquei, propositadamente, uma pequena, mas não inocente, claro, provocação.

O que pretendia com a provocação? Não era, de todo, troçar, mas sim iniciar uma discussão sobre o papel do IPV e do ensino politécnico português em geral. Isto porque considero ter sido um grande erro a pseudo uniformização do ensino superior português.

Quando chegou a minha altura de escolher uma instituição de ensino superior pesei as minhas capacidades e INCAPACIDADES e concluí que o ensino politécnico não me era o mais adequado (escolhi o IST). Continuo a ser da opinião que, se esses alunos realmente gostam de ciência e de engenharia de banda larga (poderei explicar melhor o que entendo por banda larga, se o Luís assim o pretender, e aqui me penitencio, pois esqueci-me de o mencionar no comentário da polémica), escolheram mal a universidade, por diversos motivos, que aqui não enunciarei, porque já vai longo este texto.

Considero inúteis e sinal de pedantismo as discussões de muitos intelectuais portugueses sobre as pequenas nuances nas definições de certos conceitos. No entanto, do meu ponto de vista, qualquer aluno que vai para o ensino superior, na área de científico, deve ter uma ideia já muito clara e madura do que é uma lei física. Logo, apesar do facto de, academicamente, estar mais avançado do que estes alunos do primeiro ano, acho que não tenho, ou não devia ter, mais informação que me superiorizasse numa discussão epistemológica (li o livro que recomendei antes de entrar para a universidade). Então continuo a opinar que não fui eticamente incorrecto.

Por último deixe-me apenas referir que nada tenho contra anónimos na blogosfera, mas peferiria que o anónimo tivesse, ao menos, colocado um pseudónimo, para assim, numa discussão, o poder identificar, ou seja, saber o seu passado na discussão, que argumentos utilizou anteriormente.


Atenciosamente,

Pedro Barros
(investigador no LASEF/IST)

Anónimo disse...

pagam-te ao menos???....

Unknown disse...

Nós temos meninas de Turismo e tu não...

Anónimo disse...

esclareça-me de uma coisa que ainda não consegui entender,se se assume um alto dignatário na função que lhe compete, porque disponibiliza o seu precioso tempo a um blog, de uma suposta(atenção, isto usando palavras subentendidas suas) entidade inferior?

Anónimo disse...

Sr. Pedro comentários como os seus não o dignificam a si, enquanto cidadão viseense nem tão pouco nem tão pouco como aluno de uma outra entidade. Digo isto porque concerteza não mediu as palavras que dirigiu ao seus colegas. Já pensou que, ao escrever esse tipo de comentários, estará a promover a existência de atritos entre as duas Entidades em Questão? Será do conhecimento dos seus superiores afirmações desse tipo? e da sua escola? Será que eles aprovam este tipo de comentários?
Portugal encontra uma real carência no que refere ao sector tecnológico, nomeadamente no capítulo da Engenharia. Precisa pois, de pessoas motivadas, competentes..características estas evidenciadas pelos seus colegas. Já pensou o quanto está a ser injusto, com esse juízo de valor acerca de uma instituição que muito colabora no desenvolvimento da suposta "sua" região?
Disse trabalhar em engenharia do projecto diariamente, concerteza estará familiarizado com a necessidade de uma motivação para fazer mais e melhor..neste aspecto agradeço o seu comentário, pois desta forma estará a incutir neste grupo de Introdução à Engenharia, um motivação inédita, na concretização deste trabalho..mas voltando ao cerne da questão, será que o terá dignificado a si? Aonde quero chega? É que o senhor Pedro fez o comentário errado, num blog errado, mas no momento certo (concerteza poderá encontrar muitos outros onde poderá quantificar as suas qualidades pessoais, as suas aptidões académicas, falar mal do que bem entender..). Porque se pretendia enaltecer-se a si…os comentários neste blog expostos, claramente não serão abonatórios a seu favor. Se, por outro lado, pretendia criar uma imagem menos positiva da instituição, a sua intenção não foi concretizada..muito pelo contrário, demonstra um total desconhecimento da realidade da sua parte.
Já agora permita-me que lhe diga o seguinte, não duvido das suas competências, mas que a sua capacidade de trabalho em grupo necessita de uns “aperfeiçoamentos”…disso não tenho a menor dúvida.

Atenciosamente,

Anónimo disse...

Sr Pedro... n querendo tar a entrar em polémicas falando de dados concretos, aqui na ESTV não há memoria de serem assaltados alunos em plena luz do dia nem serem assassinados...

Pedro Barros disse...

Filipe Sousa,

Sou investigador, tenho um contracto de trabalho, logo claro que me pagam.


hellouuuuu,

O seu comentário foi o mais inteligente, o Sr. ganhou…
Mas olhe, convido-o a visitar o nosso departamento de química e a ver as meninas de Eng. Biomédica, verá que não estamos tão mal servidos.


João Pedro,

“…se se assume um alto dignatário na função que lhe compete…”

?!?!?! Onde? De facto uso óculos, deverá ser por isso que não consigo ver onde me assumo alto dignitário…

“…porque disponibiliza o seu precioso tempo a um blog, de uma suposta(atenção, isto usando palavras subentendidas suas) entidade inferior?”

Como utilizo o meu tempo diz respeito a mim e à minha entidade patronal, durante o horário de trabalho. Novamente, ONDE é que digo que considero este blog inferior? Por acaso até o acho catita.


Caro Ricardo Santos:

Identifiquei a instituição onde estudo e laboro para vos dar toda a informação eventualmente necessária para os Srs. poderem discutir comigo, não foi, de todo, para me esconder atrás de uma qualquer cátedra, ou suposta superioridade. Superioridade esta que nunca assumi, nem minha, nem da minha universidade, se o Sr. ou qualquer outro assim me interpretaram, desculpem-me a ousadia, mas não sabem ler português.
Do parágrafo anterior facilmente se conclui que não falo, como é óbvio, em nome do meu laboratório, ou universidade.
Fiz juízo de valor quanto ao tipo de ensino do IPV e não quanto à sua qualidade.
Para qualquer actividade a motivação é de extrema importância, ainda mais quando a tarefa é extremamente laboriosa, como é o caso de tirar um curso superior em engenharia. Logo é com bons olhos que vejo a vossa iniciativa ainda numa fase tão precoce da formação destes alunos.
Contrariamente a si, modestamente, penso que o estado de marasmo do ensino superior português deve-se ao facto de ficarmos sempre calados, com medo de ofender e de relativizar todos os problemas numa incessante busca pelo consenso.
Se pensa que não me estou a dignificar é a sua opinião, eu de forma oposta julgo que a vossa resposta em corporação, sem qualquer espírito crítico, é que não é dignificante.

“…não duvido das suas competências, …” – tem todo o direito em duvidar, sou avaliado regularmente, quer por avaliadores nacionais, quer internacionais e eles têm, primeiramente, de questionar as minhas competências.

“…mas que a sua capacidade de trabalho em grupo necessita de uns “aperfeiçoamentos”…disso não tenho a menor dúvida.” – não sou a pessoa mais indicada para responder a esta afirmação, mas, sinceramente, costumo receber opiniões bastante elogiosas quanto à minha capacidade de trabalho em grupo. No que diz respeito a mim, como um todo, concordo consigo em pleno, preciso de “aperfeiçoamentos”.


Sr Zé,

Abstenho-me de comentar a sua infeliz afirmação…


A todos me despeço cordialmente,

Pedro Barros

G3 disse...

Carissimos,

Em primeiro lugar, deixem-me agradecer a todos os visitantes deste blog. Para nós que o editamos, é motivo de orgulho o facto de tantos (quase que me arrisco a dizer, de sul a norte do país)o terem visitado. Superou largamente as nossas expectativas.

Em seguida, queremos reforçar qual o propósito deste blog. Não era certamente, dar uma aula sobre o momento angular ou a sua conservação (nesta etapa da nossa vida académica, são ainda poucos os conhecimentos sobre esta matéria), contudo, pensamos e esperamos, ter contribuído para uma futura melhor aprendizagem deste fenómeno.
O grande objectivo deste blog era sim, divulgar e promover um projecto (que para muitos era o primeiro), inserido no programa da unidade curricular de Introdução à Engenharia, cuja principal missão era a de estimular a criatividade dos alunos e, iniciá-los nas práticas oficinais (através da utilização de tornos, fresadoras, entre outras). Foi bonito e agradável ver, o espírito de interajuda, a camaradagem e o interesse dos alunos neste trabalho. Todos estiveram verdadeiramente empenhados no seu sucesso. Com a ajuda do Professor, podemos afirmar: MISSÃO CUMPRIDA!

Neste momento, os Laboratórios de Física da ESTV, já se encontram dotados com um sistema que melhor permite demonstrar a Lei da Conservação do Momento Angular. Isto graças ao projecto levado a cabo por estes futuros engenheiros.

Não me pretendo alongar muito mais, pretendo só deixar uma nota de agradecimento aos professores, alunos e demais pessoas que estiveram envolvidas neste projecto. Estou certo, de que compartilham do mesmo ORGULHO que sinto, pela ligação a esta casa, por poder fazer parte da ESTV!

A todos muito obrigado, pela vossa dedicação!!


Angelo Pereira (em representação do G3 - grupo responsável pela divulgação do evento)

PS: Amanhã, colocaremos as fotos e um pequeno texto sobre a apresentação. A MÁQUINA FUNCIONOU!!!!

Anónimo disse...

Ola,falo do Brasil. Existe um equipamento que funciona com a lei da fisica Conservação do Momento Angular. veja o site www.trikke.com.br. La vcs poderao ter outros exemplos de equipamentos feitos a partir da Lei.
grato.Coga

Anónimo disse...

Bonjorno, www.conservacaodomomentoangular.blogspot.com!
[url=http://viagrakhou.pun.pl/ ]Vendita viagra generico[/url] [url=http://cialisashy.pun.pl/ ]Vendita cialis online[/url] [url=http://viagraater.pun.pl/ ]Acquistare viagra generico[/url] [url=http://cialisuper.pun.pl/ ]Comprare cialis generico[/url] [url=http://viagragent.pun.pl/ ]Vendita viagra [/url] [url=http://cialishols.pun.pl/ ]Compra cialis online[/url]