Este é o nosso objectivo!

O desafio partiu de uma necessidade do Laboratório de Física da Escola Superior de Tecnologia de Viseu (ESTV). Construir uma plataforma rotativa, que juntamente com uma roda de bicicleta e uma pessoa demonstrasse a teoria da Física conhecida como “Conservação do Momento Angular”. O Prof. Gabriel Afonso, juntamente com os alunos do 1º ano discentes da cadeira de “Introdução à Engenharia” dos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia e Gestão Industrial aceitou-o e todos colocaram mãos à obra. Este blog, pretende ser um fiel relator de todo um processo, que colmatará na apresentação da solução encontrada, à comunidade académica da ESTV, no próximo dia 14 de Dezembro pelas 18:00 horas, no Auditório da ESTV. Nele, irão encontrar a descrição das actividades efectuadas (desenho de peças, respectiva maquinagem, a montagem final e os seus ensaios), tudo devidamente acompanhado por fotografias dos alunos participantes no projecto. Existirá também, uma leve abordagem teórica à conservação do momento angular, onde explicaremos (de forma simples), os principais conceitos da lei da física que pretendemos agora demonstrar. Queremos, e esperamos, que este espaço ajude ao entendimento desta matéria, e que honre o trabalho efectuado por todos alunos envolvidos.
A comissão de divulgação

Quem somos? O que fizemos?

Grupo 1 (António, José e Pedro) - Maquinagem da Barra de Apoio
Grupo 2 (Rafael e Marco) - Maquinagem do Apoio do Pé Esquerdo
Grupo 3 (António, Angelo, Alexandra e António) - Divulgação, Apresentação e
Registo de Actividades
Grupo 4 (Alberto, Carla e Frederico) - Maquinagem do Apoio do Pé Direito
Grupo 7 (Pedro, Feliciano e Carlos) - Maquinagem do Cilindro de Apoio

Grupos 8 e 9 (Rui, Pedro, Luís e Nuno, Ricardo, Ruben) - Maquinagem das Barras de Apoio

Grupo 10 (Ana, Rui e Luís) - Desenho e Maquinagem das Barras Cruzadas

Grupo 12 (Oscar, Frederico e Hélder) - Maquinagem do Cilindro de Apoio

Grupo 13 (Ricardo, Edgar e Amadeu) - Maquinagem do Cilindro de Apoio
Grupo 5 (Cedrico, Ricardo e David) - Desenho dos Apoios dos Pés
Grupo 6 (José, Filipe, Samuel e Tiago) - Desenho dos Cilindros de Apoio
Grupo 11 (Pedro, Jorge, Rui) - Desenho das Barras de Apoio
Grupo 14 (Tiago, Hugo, Daniel) - Apresentação
Grupo 0 (Prof. Gabriel, Nelson) - Desenho e Maquinagem do Eixo e respectivo Suporte Aprovisionamento

Momento Angular - O que é?

Em primeiro lugar, é preciso perceber o que é o "momento". Quando, por exemplo, chutamos uma bola, aplicamos-lhe um determinado momento (para o definirmos, basta conhecer a sua massa, medir a sua velocidade e por fim multiplicar esses dois valores). Isto é o chamado "momento normal" ou "momento linear". Para existir "momento angular", o movimento aplicado sobre o sistema tem que ser rotativo, em relação a um eixo de simetria. Facilmente identificamos situações que refletem a lei da conservação do momento angular. Um pião a rodar ou uma bailarina a rodopiar, são disso bons exemplos. Definindo, o momento angular é o produto do momento de inércia pela velocidade angular.
L= I w
No caso da patinadora, como as únicas forças que sobre ela actuam são a força gravítica e a reacção do chão, forças essas que são simétricas, verifica-se que:
L= constante
Estamos então, nas condições da Lei da Conservação do Momento Angular, que nos diz que: -"Quando a soma dos momentos das forças exteriores aplicadas a um sistema é nula, o momento angular do sistema permanece constante".
É esta a lei que pretendemos demonstrar.

A nossa Máquina! (Alguns desenhos)

O eixo
As bases dos pés
A barra de apoio
O cilindro de apoio
e....
...A nossa Máquina!!

MISSÃO CUMPRIDA!!!

FUNCIONOU!! Pois é! Desde o passado dia 14 de Dezembro, os Laboratórios de Física da ESTV, estão na posse de um equipamento que lhes permite demonstrar a conservação do momento angular. A entrega do sistema ocorreu nesse dia, e teve lugar no Auditório da ESTV, onde estiveram presentes cerca de 30 pessoas (entre alunos e professores). Antes, ainda foi feita uma apresentação, que teve como principal objectivo explicar todo o processo de desenvolvimento do projecto e obviamente, testar a máquina. A todos os participantes, o G3 agradece.